ATIVIDADES

natacao
A natação é considerado um dos melhores exercícios físicos existentes, trazendo ótimos benefícios para o organismo e para a saúde, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios e para crianças.
Além de ser um esporte relaxante e de pequeno impacto, trabalha todos os grupamentos musculares, ajudando a reduzir a gordura corporal, quando praticada na intensidade correta, aliviando as tensões do dia a dia e ajudando a recuperar lesões.
Com a natação, o pulmão libera oxigênio ao sangue e ao coração e melhora a condição das células. Assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. Além da terceira idade, a natação atrai os jovens que mergulham, literalmente, na modalidade proporcionando trabalho em grupo e convivência interpessoal.
Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

9 principais benefícios da natação
1 - Melhora a postura
2 - Melhora a capacidade aeróbica
3 - Promove a circulação
4 - Promove a flexibilidade muscular
5 - Ajuda na recuperação de lesões
6 - Requer maior gasto de energia
7 - Não tem impacto
8 - Proporciona equilíbrio muscular
9 - É para todas as idades

hidroginastica
A hidroginástica é um tipo de exercício praticado dentro da água que melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, a resistência, a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral. Ela tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade. A hidroginástica serve tanto para atletas em treinamento, como para gestantes, pessoas que estão recuperando lesões, que estão acima ou abaixo do peso ou aquelas com algum tipo de deficiência.
Os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. É uma excelente opção de atividade física, para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável. Este tipo de exercício surgiu na Alemanha para que pessoas da terceira idade tivessem uma forma de se exercitarem sem danos à saúde. Ela foi trazida para o Brasil na década de 80, para amenizar as lesões que os exercícios aeróbicos traziam para as pessoas.
Na água, os exercícios não são acompanhados de dores, transpiração e na maioria dos casos menos cansativos que os exercícios praticados fora da água. A hidroginástica além de ser um exercício, melhora o stress do dia a dia, aliviando as tensões, massageia a musculatura e relaxa o corpo.


Os benefícios que a hidroginástica traz são:
- Melhora da postura;
- Melhora da respiração;
- Fortalece a massa muscular;
- Diminui o percentual de gordura;
- Melhora a flexibilidade das articulações.

hidroterapia
Esta atividade não se caracteriza como uma aula de natação, bem como de hidroginástica. A Hidroterapia é um tratamento fisioterapêutico dentro da água, com a vantagem de ser realizado em ambiente seguro (juntamente com o fisioterapeuta) e livre de impactos sobre as articulações. Seus objetivos são: melhora da amplitude dos movimentos, aumento do controle de tronco e equilíbrio geral, melhora das dores musculares e articulares e consequente melhora da qualidade de vida. Nessa pratica incentiva-se a execução de movimentos que normalmente são realizados com dificuldade fora d’água.

pilates-02
Pilates é um método de controle muscular desenvolvido na década de 20 por Joseph Pilates. Com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados, proporciona o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolve consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora, a mobilidade articular e proporcionar relaxamento.
Um dos diferenciais está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna e podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas.
Os método Pilates tem como benefício o trabalho a partir da musculatura mais profunda, que traz enormes benefícios posturais e possibilita uma diminuição de carga para as articulações, estabilizando-as e diminuído o risco de lesões. Tudo isso a partir de uma aparelhagem específica que utiliza molas com uma resistência gradativa, o que possibilita a ação dessa musculatura mais profunda em cada fase dos exercícios, enfatizando o ganho de tônus e o alongamento muscular.

8 princípios básicos do método de Pilates são:
1. Relaxamento
2. Respiração
3. Concentração
4. Power House
5. Alinhamento
6. Coordenação
7. Fluidez
8. Força

mergulho
Atividade prazerosa e segura que tem como objetivo iniciar o indivíduo na exploração do mundo aquático através do mergulho em profundidade. Proporciona situações de aventura e relaxamento e pode ser praticada para diversos fins. Solicita apenas que o praticante tenha noções de natação, bem-estar corporal e vontade de ampliar os horizontes.

hidroginastica-gestante
É uma atividade física extremamente benéfica para a gestante. Ela estimula a produção de endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e bom humor. A hidroginástica ajuda a diminuir as dores lombares e cervicais, pois, além dos exercícios fortalecerem essas musculaturas, a água ajuda a relaxar toda a tensão que o corpo e a mente da gestante estão passando por esse momento.

Proporciona uma melhora do condicionamento e da capacidade muscular e pulmonar, e também na flexibilidade e força muscular e uma diminuição no percentual de gordura, proporcionando assim, uma melhor manutenção no peso.

nutricao
Nutrição e qualidade de vida devem andar juntas. A alimentação correta, saudável, equilibrada e com suficiente aporte de calorias e nutrientes é essencial para o bem – estar e qualidade de vida.
A boa alimentação conjugada com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, são fatores essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças, por isso, a Acqua conta com nutricionistas que ajudam seus alunos a alcançarem seus objetivos.